PROGRAMA DE TREINAMENTO
O CAMINHO DO MEIO:
Método de Emagrecimento Sustentável, Integrativo e Gradativo
Faça Parte do 1° Programa de Treinamento Exclusivo do Método Nuno Cobra Para Perder Peso de Forma Sustentável e Realista
PROGRAMA DE TREINAMENTO
Faça Parte do 1° Programa de Treinamento Exclusivo do Método Nuno Cobra Para Perder Peso de Forma Sustentável e Realista
Sem Efeito Sanfona
sem dietas restritivas
sem exercícios pesados
✔️ Quem já tentou de tudo mas não consegue perder peso ou controlar o apetite
✔️ Sofre com a ansiedade crônica, comer noturno, insônia e dificuldades para dormir
✔️ Quer experimentar uma abordagem inovadora e sistêmica sobre o tema
✔️ Quem tem perda de vitalidade, produtividade e sofre com desequilíbrios orgânicos, as doenças modernas mais comuns, frutos da mesma raiz sistêmica: sono, movimento e alimentação
✔️ Quem quer ressignificar a sua relação com a atividade corporal
PROFISSIONAIS DA SAÚDE:
Esse programa é mais do que essencial aos profissionais que querem escapar ao senso comum e às armadilhas do mercado, adquirindo uma visão sistêmica rara, sofisticada e abrangente do treinamento físico para uma perda de peso saudável e realista.
INTRODUÇÃO
Por Nuno Cobra Jr.
É muito comum os alunos me perguntarem:
– Prof. Nuno, eu já tentei de tudo o que você imaginar para perder peso, já tentei todas as dietas e formas de treinamento físico, e tudo o mais, mas nunca tive bons resultados! O que acontece comigo?
Quando vou investigar as estratégias utilizadas, elas sempre seguem os mesmos princípios. São fórmulas de curto prazo, comerciais, radicais e apelativas que seguem os modismos do mercado de consumo.
É o que eu chamo de conceito da “insanidade corporal”: buscar resultados diferentes tentando sempre as mesmas estratégias.
Essas fórmulas estão fadadas ao insucesso, uma vez que não trilham o caminho da mudança de mentalidade e da reeducação física e alimentar. Ou seja, elas não produzem mudanças de hábitos profundas e sustentáveis.
O que você acha mais efetivo: encontrar o equilíbrio por meio de movimentos forçados artificiais e radicais, ou indo direto ao assunto, atacando de frente a questão, praticando o caminho do meio, fortalecendo mudanças suaves e gradativas que se incorporam naturalmente ao seu estilo de vida?
E se você pudesse experimentar um método de emagrecimento no qual os conceitos utilizados são exatamente o contrário daquilo que você conhece? Sem pressa de resultados e sem colocar o foco na perda de peso, mas sim, no ganho de equilíbrio e saúde, o que te conduzirá naturalmente a perda do excesso de gordura corporal?
Não coloque o carro na frente dos bois. Vá em busca da saúde e você indiretamente atingirá os outros objetivos secundários!
O nosso corpo sempre busca a homeostase, o equilíbrio, basta dar uma chance e ele retornará ao seu peso ideal, fruto das mudanças implementadas na base fundamental: sono, atividade física, alimentação e administração do estresse.
Não por coincidência, o método de emagrecimento que desenvolvi, fundamentado no Método Nuno Cobra, não usa nenhum dos conceitos utilizados pelo mercado, navegando na direção oposta.
Por exemplo, para perder peso de forma sustentável, o ideal é que essa perda seja lenta e gradativa, no máximo de 1 a 2kg por mês (recomendação da OMS). Só assim você conseguirá “enganar o seu corpo”, e essa perda será efetiva no longo prazo, não acionando um mecanismo orgânico de defesa que, por um lado, irá diminuir radicalmente o seu metabolismo e, do outro lado, começar a resistir a perda de peso, buscando transformar em gordura de reserva os alimentos ingeridos, implorando por alimentos calóricos, ou alterando o funcionamento do pâncreas, entre outros.
Lembre-se: o nosso corpo fará de tudo para evitar a perda de peso, por isso, as estratégias precisam ser bem pensadas e inteligentes.
Outro princípio fundamental é que não precisamos passar fome para perder peso, mas sim, ensinar o cérebro a fazer boas escolhas e comer com qualidade. É a regra dos “2Q”, como chamo: para perder peso de forma sustentável, o segredo é a qualidade e a quantidade, fazendo mudanças na maneira de se alimentar que sejam duradouras e consistentes.
A cilada das dietas da moda
Imagine que você faça um movimento brusco e radical em um dos lados de uma balança clássica (na qual dois pratos se equilibram nas extremidades). O que irá ocorrer em seguida? Certamente uma reação espontânea no outro lado da balança, criando um movimento contrário. Ou seja, se você abaixar bruscamente de um lado, o pratinho sobe do outro. E é assim que funciona com a maioria das dietas.
A restrição radical de alimentos pode alavancar a compulsão, o 8 estimula o 80, com movimentos extremos gerando reações extremas.
A psicologia comportamental já provou que o movimento radical, na maioria das vezes, estimula uma reação na direção oposta ao desejado, gerando ainda mais desequilíbrio no médio e longo prazo.
Essa é a cilada das dietas da moda: elas te seduzem com resultados rápidos, porém essas estratégias se revelam extremamente ineficientes, fidelizando o cliente no eterno looping do efeito sanfona que pode durar a vida toda.
Já está provado que 95% das pessoas que fazem dietas radicais retornam a peso inicial ou ganham ainda mais peso no prazo de apenas 1 ano. Isso interessa ao mercado de consumo, pois se você não obtém resultados duradouros, estará propenso a consumir a próxima novidade, fidelizando o cliente em fórmulas milagrosas e instantâneas de perda de peso.
Infelizmente, assim como no caso das dietas da moda, a ideia de fazer uma cirurgia bariátrica também se banalizou, e as pessoas não têm uma dimensão crítica dos riscos e problemas que podem surgir a partir dessa intervenção radical.
Mudar os hábitos é difícil? Sim. Mas não é melhor alguns meses mudando os hábitos do que ficar refém do efeito sanfona pela vida inteira, ter uma relação angustiada com a alimentação ou passar a vida em uma espécie de dieta forçada permanente?
Mudar é assustador, mas não mudar e continuar no mesmo lugar é mais assustador ainda, vai contra as leis da natureza. Tudo que existe está em constante transformação
Ramana Maharshi
Em 2024, completei 40 anos de experiência prática diária ajudando milhares de pessoas a resgatarem a saúde e, consequentemente, retomarem o equilíbrio corporal, perdendo peso de forma sustentável e realista.
Hoje sabemos que a perda de peso é fruto de um desequilíbrio sistêmico complexo e abrangente. Dessa forma, é improdutivo atacar ingenuamente (sem abordar estratégias sustentáveis no longo prazo) apenas um ou dois fatores primordiais, como a atividade física e a alimentação.
Sem trabalhar alguns pilares fundamentais, como qualidade do sono, administração do estresse, equilíbrio emocional, entre outros, pode ser inviável reverter efetivamente esse desequilíbrio corporal.
– Poxa, Nuno, então deve ser complicado esse método, né? Cheio de detalhes e abarcando toda essa complexidade! – dirão, os desavisados
Mas como diz meu pai, Nuno Cobra, um dos maiores mestres da sabedoria corporal: o nosso trabalho é fazer o difícil ficar fácil!
A simplicidade é o auge da sofisticação, como dizia Leonardo Da Vinci, e dessa forma temos desenvolvido nosso método nos últimos 70 anos buscando facilitar o caminho e simplificar os processos. Foi assim que chegamos em uma metodologia que tem rendido frutos preciosos e criado conceitos autorais inovadores que fogem ao lugar comum.
Como no caso do meu aluno Léo Carvalho, o “Tosho”, que reduziu o seu peso corporal em 60 kg após 2 anos, apenas seguindo os 4 pilares básicos desse método. O mais importante é que o processo se finalizou em 2018, e até hoje ele não voltou a ganhar peso. Ou seja, é a prova que essa metodologia produz alterações sustentáveis e permanentes, com mudanças profundas nos hábitos e na mentalidade.
Pilar 1
Utilizando técnicas como a caminhada acelerada, o treino ocorre dentro de uma zona de otimização da perda de gordura de reserva (uma faixa de pulsação específica e individual, descoberta por meio de um exame ergoespirométrico). A atividade física segue uma progressão de tempo consciente e cuidadosa, sendo capaz de acelerar o metabolismo da pessoa e queimar gordura localizada de forma consistente. Poucos treinadores sabem como utilizar essa ferramenta de forma estratégica, e mais raro ainda é a forma como nós a utilizamos, uma pesquisa autoral do meu pai, Nuno Cobra, que já dura 70 anos.
Pilar 2
Uma técnica que não trabalha com a proibição, mas com uma abordagem construtiva. Para a psicologia, o “não” pode acabar virando um “sim” e o foco obsessivo naquilo que não podemos fazer pode alavancar uma atração pelo proibido. Após propor um dieta depurativa estratégica, sem passar fome, onde a pessoa come bem e com qualidade total (técnica inspirada na Ayurveda, misturada com outros estudos e técnicas), é possível incorporar o hábito de priorizar alimentos nutritivos, orgânicos e naturais, criando uma aversão natural a alimentos potencialmente intoxicantes – como açúcar, álcool, excesso de farinhas e produtos industrializados. Uma proposta de “detox estratégico” bem feito, sem radicalismo.
Pilar 3
Essa técnica muito especial vem sendo desenvolvida e aprimorada em nosso método, desaguando em diversas variáveis e estratégias que visam reeducar a maneira como nos alimentamos. Uma técnica que vai transformar o seu processo alimentar em uma espécie de meditação ativa, que ao longo do tempo faz com que as porções de comida diminuam automaticamente, sem esforço, gerando uma “saciedade estrutural”.
Pilar 4
Nem todos sabem disso, mas o sono é um dos principais fatores que alavanca o ganho de peso. Quando dormimos mal, o nosso corpo aciona um processo de defesa no qual, no dia seguinte, ocorre um aumento brutal do apetite, uma busca intensa por alimentos mais gordurosos e calóricos para compensar esse cansaço. Por outro lado, ele irá diminuir o nosso metabolismo, na busca de economizar energia. Imagina o que esses dois fatores combinados podem gerar no longo prazo? Pensando nisso, eu desenvolvi um processo de estudo e aplicação prática em relação a higiene do sono, algo muito mais profundo e abrangente do que é visto por aí. Isso tudo se traduziu em diversas técnicas e abordagens, criando ferramentas práticas que esmiúçam a fundo os desequilíbrios que afetam esse sistema.
No entanto, mais do que apenas destrinchar e expor os elementos escondidos por trás desse processo, de uma forma didática, em nosso método construímos um caminho simplificado, objetivo e gradativo de mudança de hábito, buscando transformações profundas e sustentáveis.
Trabalhando essas 4 pilares fundamentais como um elemento que liga tudo e fornece o alicerce da transformação, surge o convite essencial do nosso método: existir na própria agenda e administrar o estresse, alterando de maneira estratégica a forma como priorizamos o cuidado com a saúde e o corpo.
Boas-vindas ao barco da consciência sistêmica! Iremos navegar por ilhas desconhecidas e por mares longínquos, mas, no fim, todos os temas são interdependentes e estão profundamente entrelaçados.
NUNO COBRA JR.
Trabalha com o Método Nuno Cobra desde 1984. Foi assistente do prof. Nuno Cobra no treinamento físico e mental do piloto Ayrton Senna e de tenistas profissionais como Cesar Kist, Claudia Monteiro e Patrícia Medrado. Residiu na Inglaterra para cuidar do treinamento de Rubens Barrichello e Pedro Paulo Diniz na Fórmula 3 Inglesa.
Desde 1994 tem se dedicado ao estudo da qualidade de vida e, dessa forma, tornou-se um especialista em mudanças de hábitos e padrões no estilo de vida. Atualmente desenvolve o treinamento de diversos empresários, executivos e atletas, como o campeão mundial de surf profissional e medalha de ouro na última olimpíada, Ítalo Ferreira, entre outros.
Através do seu livro “O Músculo da Alma: a Chave Para a Sabedoria Corporal”, é reconhecido atualmente como uma das principais vozes da renovação e da contracultura do treinamento físico, assim como um influente pensador da saúde integral, uma linha de atuação que vai na contracorrente do mercado de consumo.
É o fundador de uma nova abordagem metodológica chamada Treinamento Integral, unindo os 7 pilares fundamentais da saúde sistêmica: sono, alimentação e movimento, entre outros, aplicados ao desenvolvimento do treinamento físico e mental.
Marcia Daskal
Nutricionista pela FSP/USP. Mestre em Ciências aplicadas à pediatria pela EPM-Unifesp. Especialista em Nutrição do Adolescente pela ASBRAN e em Fitoterapia pela FAIARA. Formação em coaching de Saúde e Bem-Estar (Carevolution/Wellcoaches). Fundadora da Recomendo – Nutrição e Qualidade de Vida.
É criadora do conceito de Nutrição Amorosa, uma forma mais gentil de comer e também dos livros/jogos #NutriçãoForadaCaixa e #NutriçãoForadaCaixinha. Marcia trabalha com mudanças de hábitos, Medicina do Estilo de Vida e empoderamento em saúde.
Carolina Araujo Marques
Formada em psicologia pela PUC-SP em 2000. Participei, como aluna e como uma das gestoras, da primeira formação de professores no Método Nuno Cobra em 2013.
Além de psicóloga, sou mãe de duas lindas meninas. Sempre curiosa a respeito da natureza humana e seus desafios, minhas formações em psicologia e a própria maternidade me oferecem preciosos recursos para minha prática.
Como psicóloga em instituições de saúde mental, trabalhei por alguns anos na condução de grupos e projetos terapêuticos. Atualmente atuo em consultório particular com atendimento para pessoas de todas as idades.
Patrícia Almeida
Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e pós-graduada em “Interface Arte e Saúde” (USP) e em Preceptoria no SUS (USCS).
Teve trajetória clínica em atendimentos individuais e grupais, com estudo voltado à psicanálise, psicossomática e teoria do trauma.
Desde 2018 realiza atendimentos individuais e grupais não apenas no modelo presencial, mas também através de plataformas virtuais.
Atualmente atua no consultório particular e como diretora da unidade Online da Clínica Paulo Buosi, focada em emagrecimento e compulsão alimentar.
Durante 3 meses, teremos um encontro semanal de 60 a 90 minutos aos sábados, totalizando 12 encontros, onde eu irei desenvolver todos os conceitos que fundamentam essa vivência de transformação.
Vou conduzir propostas práticas de mudança que deverão ser implementadas gradualmente pelos alunos e alunas, respeitando a individualidade de cada um. Um passo a passo comportamental suave e gentil.
Para colaborar na motivação e sustentação durante toda essa caminhada, os membros do Programa de Treinamento terão um grupo moderado no WhatsApp como espaço de troca de mensagens.
Ele também será o canal de comunicação oficial para o envio das perguntas que vão ser respondidas em outros 12 encontros de 60 minutos, às sextas-feiras.
Ou seja: 24 encontros online e ao vivo, que serão gravados e ficarão acessíveis aos alunos e alunas.
Xxxxxxxx xxxxx xxxxxx xxxxxxx
Nuno Cobra Jr.
1
2
3
Realização: Nuno Cobra Jr.
Contato: [email protected]
© 2024 Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Eumidia Comunicação e Marketing