Em meio a um mar de informações, soluções rápidas, passo-a-passos e listas do que se deve ou não fazer, muitas pessoas procuram do lado de fora algo que já está dentro delas e é de conhecimento do próprio corpo humano há milhares de anos.
Há algum tempo passamos a terceirizar soluções sobre nossa saúde, a delegar nosso conhecimento aos especialistas ou, pior, aos influenciadores que não possuem conhecimento suficiente sobre o assunto. Passamos a confiar em propostas desviantes, deixando de dar atenção às bases mais fundamentais de nosso autocuidado.
Não precisamos de mais informação. Precisamos acessar a nossa herança evolutiva, aquilo que o nosso corpo já sabe mas que deixamos de acessar.
Antes de aprender a caminhar é preciso aprender a engatinhar. Esta analogia demonstra o dilema moderno mais fundamental: queremos fazer as melhores escolhas para nossa saúde e ter bons resultados, mas ainda não nos apropriamos dos princípios mais básicos que poderiam guiar e orientar essas escolhas de forma positiva, longe das armadilhas do mercado de consumo.
Da mesma forma, para caminhar precisamos dar os primeiros passos. Essa é a proposta do curso: revelar os princípios mais fundamentais em relação aos cuidados com o seu próprio corpo.
Vivemos uma epidemia de ansiedade, depressão e tantas outras doenças que nos sinalizam o quanto nos distanciamos daquilo que nos é essencial. É neste cenário que o curso vem para contribuir!
Vamos lançar luz sobre como estamos cuidando de nós, o que estamos buscando, o que temos priorizado, e como a busca por produtividade e sucesso nos aliena a ponto de nos tornarmos escravos de nossos próprios ideais, negligenciando pilares fundamentais da saúde física e mental.
É necessário pausar e RETROCEDER. Acessar um conhecimento que está em nós, que nos funda como seres humanos e nos mantém vivos.
Olhar para o corpo, reconhecê-lo como guia, oráculo de si.
Mas por onde começar? Para onde olhar? O que fazer? Em quem confiar? Como escutar? As respostas estão em seu próprio corpo, não fora.